Visita à mais moderna sede da polícia no Brasil
Polícia Militar, proteção civil e bombeiros com estreita coordenação
"Nosso centro de operações é o mais moderno do Brasil." É assim que o coronel Claudio Roberto Koglin, subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, descreve o centro de controle policial do estado no sul do Brasil. Durante a sua visita a Florianópolis no final de maio, o advogado Hans-Dieter Beuthan, Vice-Presidente executivo do WWZ-BD, se informou sobre a forma como a Sala de Situação da Polícia Militar está equipada e funcionando. O centro de controle não só é equipado com meios de comunicação de última geração, mas também está conectado com todos os carros e motocicletas de polícia através de smartphones e tablets. "Dessa forma, podemos chegar a cada um dos 10.463 policiais em nosso estado a qualquer momento e controlar as operações praticamente em tempo real", explica o coronel Koglin.
O executivo de 55 anos está no cargo desde fevereiro de 2018 e atribui grande importância ao trabalho em estreita colaboração com outras autoridades de segurança estado e do país. A qualidade desta cooperação muitas vezes foi vital, recentemente levada a um novo nível: nas imediações do centro de operações da polícia, um novo centro de controle de proteção civil começou a funcionar em maio. Seu equipamento inclui, entre outras coisas, tecnologia de monitoramento meteorológico de última geração. Não muito longe fica também o centro de controle da brigada de bombeiros militares, com a qual constantemente se sintoniza a situação. (Leia mais)
O encontro entre o coronel Koglin e o vice-presidente da WWZ Beuthan representa a continuação dos contatos iniciados em fevereiro deste ano, tendo como ponto de partida a intenção brasileira de ampliar as relações de cooperação com instituições e autoridades parceiras alemãs com a ajuda do WWZ-BD.
A Polícia Militar é no Brasil a gendarmaria de um estado federal e corresponde à polícia estadual na Alemanha. Nos 27 estados da federação a polícia militar brasileira conta atualmente com cerca de 350.000 membros, dos quais cerca de 84.000 são da Polícia Militar do Estado de São Paulo.