Visita à mais moderna sede da polícia no Brasil

Polícia Militar, proteção civil e bombeiros com estreita coordenação

[zur deutschen Fassung]

"Nosso centro de operações é o mais moderno do Brasil." É assim que o coronel Claudio Roberto Koglin, subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, descreve o centro de controle policial do estado no sul do Brasil. Durante a sua visita a Florianópolis no final de maio, o advogado Hans-Dieter Beuthan, Vice-Presidente executivo do WWZ-BD, se informou sobre a forma como a Sala de Situação da Polícia Militar está equipada e funcionando. O centro de controle não só é equipado com meios de comunicação de última geração, mas também está conectado com todos os carros e motocicletas de polícia através de smartphones e tablets. "Dessa forma, podemos chegar a cada um dos 10.463 policiais em nosso estado a qualquer momento e controlar as operações praticamente em tempo real", explica o coronel Koglin.

Colonel Koglin (dir.) e Hans-Dieter Beuthan na Sala da Situação

O executivo de 55 anos está no cargo desde fevereiro de 2018 e atribui grande importância ao trabalho em estreita colaboração com outras autoridades de segurança estado e do país. A qualidade desta cooperação muitas vezes foi vital, recentemente levada a um novo nível: nas imediações do centro de operações da polícia, um novo centro de controle de proteção civil começou a funcionar em maio. Seu equipamento inclui, entre outras coisas, tecnologia de monitoramento meteorológico de última geração. Não muito longe fica também o centro de controle da brigada de bombeiros militares, com a qual constantemente se sintoniza a situação. (Leia mais)

O encontro entre o coronel Koglin e o vice-presidente da WWZ Beuthan representa a continuação dos contatos iniciados em fevereiro deste ano, tendo como ponto de partida a intenção brasileira de ampliar as relações de cooperação com instituições e autoridades parceiras alemãs com a ajuda do WWZ-BD.

A Polícia Militar é no Brasil a gendarmaria de um estado federal e corresponde à polícia estadual na Alemanha. Nos 27 estados da federação a polícia militar brasileira conta atualmente com cerca de 350.000 membros, dos quais cerca de 84.000 são da Polícia Militar do Estado de São Paulo.


Wir sind mit Büros vertreten in Berlin und Santa Catarina