Mais especialistas de biogás para o Brasil

Programa de formação alemão-brasileiro para energias renováveis

Poucos dias antes da segunda fase das eleições presidenciais brasileiras, 27 jovens mulheres e homens do país alegraram-se com os resultados de uma seleção bem especial. Exatamente um ano atrás eles decidiram participar do primeiro projeto alemão-brasileiro de formação de especialistas de biogás, terminado com sucesso no dia 23 de outubro em Brasília, com a entrega dos certificados.

Participaram da cerimônia de encerramento na sede do SENAI em Brasília representantes do MEC e do instituto brasileiro de educação, ciência e tecnologia, bem como o embaixador alemão, Dr. Georg Witschel.

Uma nova qualidade em termos de cooperação bilateral

Os participantes do primeiro curso – entre eles quase a metade mulheres – são na maioria docentes de disciplinas científicas de universidades brasileiras bem como de escolas de ensino superior e técnicas. Eles são provenientes de 15 estados e foram escolhidos pelo MEC e pelo SENAI. A qualidade da cooperação bilateral alcançada com este projeto de formação é, em primeiro lugar, um resultado da cooperação próxima entre a ME-LE Energietechnik GmbH de Torgelow (Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental na Alemanha), o MEC brasileiro e do SENAI.

Parceiros do lado alemão são, entre outros, a subsidiária da KfW, a Deutsche Entwicklungsgesellschaft (DEG) e o centro econômico-científico Brasil-Alemanha, o WWZ-BD. A ME-LE Akademie é responsável pela parte de formação do projeto. O Prof. Dr. Michael Illig, Diretor da ME-LE Akademie, da única instituição europeia de formação na área de biogás reconhecida pelo governo: „ O que mais me impressionou nos participantes do Brasil inteiro foi a enorme vontade de aprender e alta motivação. 1.030 horas de programa de formação com palestras e seminários, uma parte prática no laboratório e na usina de biogás bem como cursos online foram um desafio para ambos os lados. A combinação entre know-how alemão e experiências específicas brasileiras funcionou de forma muito satisfatória. “A partir daí vamos continuar o projeto.”

Numa próxima etapa, o curso online será oferecido para o público interessado. Antes do início do curso já existem mais que 100 inscrições.  Depois segue, como terceira etapa, um programa de aprendizagem de biogás para escolas de formação profissional, com cursos online e fases presenciais. Além disso, a ME-LE Akademie ajudará o parceiro brasileiro SENAI na elaboração da descrição do perfil profissional de um especialista em biogás. Em janeiro de 2018, o Dr. Illig foi nomeado professor convidado, no âmbito de um seminário internacional de biogás em Uberlândia, pelo IFTM de Minas Gerais.

Multiplicadores para novas tecnologias

Através do desempenho dos participantes do curso e do uso amplo da plataforma de aprendizagem eletrônica, o e-learning, o Brasil aguarda com expectativa uma melhoria significante em termos de qualidade nesta área de energias renováveis. Durante o evento de encerramento em Brasília, os participantes frisaram que eles querem enfrentar os desafios com grande empenho.

Luciana Teixeira (SENAI Rio Grande do Sul) falou sobre a importância da disseminação dos conhecimentos e experiências para o maior número possível de estudantes das instituições de formação do SENAI e de outros institutos nacionais. Para Joachim Zang, do Instituto Federal do estado de Goiás, o curso contribuiu significativamente para a geração de uma rede nacional de professores na área de biogás. A opinião unânime: „Não só aprendemos muito sobre biogás, mas também viramos amigos.“

Brasil tem potencial enorme de energias renováveis

Brasil é um dos países líderes em termos de uso de energias renováveis. Responsável por isso é, sobretudo, a elevada porcentagem de energia hidrelétrica no mix de energia. O país tem também bastante experiência na produção e utilização de biocombustíveis.  Já existem milhares de usinas de biogás, principalmente em aterros e na pecuária, mas a grande maioria não é adequada para a geração de energia elétrica. Mesmo tendo grande potencial de substratos da indústria açucareira, da agricultura e pecuária bem como da gestão de resíduos, há atrasos significativos relativos à tecnologias modernas e à formação de especialistas. O governo brasileiro reagiu, entre outros, com a amplificação da cooperação internacional.

A Alemanha não só dispõe de cerca de 9.300 usinas de biogás, mas têm também décadas de experiência na geração de energia elétrica, calor, gás ou combustíveis destas usinas. Na contribuição de energias renováveis para a geração de energia elétrica na Alemanha, o biogás fica em segundo lugar, apenas atrás da energia eólica.  Com a capacidade instalada de 4.500 MW, é possível abastecer 9,4 milhões de residências. De acordo com a associação de biogás, a economia de CO2 fica em torno de 2 milhões de toneladas. No ano de 2017, o movimento do setor de biogás ficou em 9,4 bilhões de euros.

A empresa ME-LE foi fundada em 1990 em Torgelow (Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental na Alemanha), com 70 funcionários. Hoje, mais que 500 funcionários nacionais e internacionais fazem parte do grupo de empresas. A ME-LE tem subsidiárias, entre outras, em  Uberlândia (Brasil) e Changsha (RP China). As competências principais da empresa são a engenharia industrial bem como a engenharia térmica e de energia. Neste ano espera-se um movimento de 70 milhões de euros, incluindo 12,5 milhões de euros apenas do departamento de biogás.

A ME-LE Akademie oferece seminários e cursos para o aprofundamento e formação de agricultores, professores, gerentes de usinas bem como cursos de aperfeiçoamento profissional. Mais do que 500 especialistas alemães e estrangeiros, de países como China, Vietnã e Turquia, já frequentaram os cursos. Mais informações: http://me-le.de/

O Centro Empresarial e Cientifico Brasil-Alemanha e.V. (WWZ-BD), fundado 19 atrás, apoia e facilita as relações Alemanha-Brasil, especialmente nas áreas de economia, ciência e pesquisa, bem como na formação profissional e proteção do meio-ambiente. A nossa ênfase está no apoio de transferência de tecnologia na área do meio-ambiente, especialmente na geração de biogás, gestão de resíduos, água e esgoto bem como no melhoramento da qualidade da água. Mais informações: www.wwz-bd.de

Wolfgang Wagner


Wir sind mit Büros vertreten in Berlin und Santa Catarina